Warning: Use of undefined constant CONCATENATE_SCRIPTS - assumed 'CONCATENATE_SCRIPTS' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/renovatiobrasil/www/wp-config.php on line 83
Como voltar a treinar após ficar doente ou perder treinos | Renovatio Brasil
Warning: A non-numeric value encountered in /home/renovatiobrasil/www/wp-content/themes/renovatio/inc/ut-custom-css.php on line 1672

Warning: A non-numeric value encountered in /home/renovatiobrasil/www/wp-content/themes/renovatio/inc/ut-custom-css.php on line 1672
16 de novembro de 2018 Creartcode

Como voltar a treinar após ficar doente ou perder treinos

Conseguir seguir 100% uma planilha de treinos é um feito raro, especialmente no Triathlon, esporte em que você treina 3 disciplinas.

Como um amador, o desafio de equilibrar o treinamento, o trabalho, a família e demais compromissos é sempre grande quando se quer levar esse estilo de vida.

Você irá perder dias de treino quando o trabalho lhe trouxer mais tarefas, quando ficar resfriado ou quando tiver pequenas lesões que, se forem ignoradas, podem se transformar em grandes lesões.

Este é um dos momentos mais frustrantes para o triatleta, especialmente se você estava sentindo os benefícios de se seguir uma planilha com consistência.

Perder treinos por conta de doenças, lesão, trabalho e família é menos uma questão de “se” e mais uma questão de “quando”. Para manter sua sanidade é preciso que aprenda a aceitar os treinos perdidos. Apesar das individualidades, existem princípios gerais e algumas regras que podem lhe ajudar a retornar aos treinos com mais facilidade:

1 Aceite seu estado físico atual

Antes de sua rotina de treinos ter sido interrompida, você provavelmente estava em boa forma. Dependendo do tempo do seu hiato, é importante que você não esteja com o mesmo mindset que estava antes de parar. É comum que o atleta volte a pensar em desempenho e em provas antes que o corpo esteja novamente adaptado à rotina. É preciso que seu corpo se adapte novamente antes de voltar as grandes demandas.

2 Não faça força cedo demais

A regra geral é: primeiro relaxe. Dê a si mesmo algumas semanas de treinos leves para ter certeza de que não irá queimar a largada aumentando demais a intensidade. A combinação de um corpo descansado e a culpa de não ter treinado por alguns dias pode ser perigosa, pois pode levar a sessões muito intensas ao retornar, o que pode acabar com as chances da retomada da consistência dos treinos. Ouça seu corpo e não mergulhe nos treinos intervalados ou nas pedaladas duras cedo demais. Um simples resfriado pode evoluir para uma infecção mais complicada se você começar a treinar duro. Sempre há uma maneira de voltar aos treinos, seja paciente ao fazer isso gradualmente até chegar ao nível em que estava anteriormente.

3 Não tente repor os treinos

Alguns atletas quando se sentem recuperados de uma doença ou se sentem próximos do estado que estavam antes do seu hiato irão tentar repor treinos perdidos fazendo mais treinos do que deveriam na semana. Isto não apenas não irá acelerar seu ganho de performance, mas também pode levar a ficar doente novamente, entrar em overtraining ou ainda a uma lesão.

4 Seja inteligente ao voltar aos treinos pesados

Quando você passa uma semana em treinos leves e você se sente pronto para a transição para os treinos mais fortes, esta é a hora certa para fazê-lo. Na primeira semana de treinos fortes, diminua o volume deles, faça treinos curtos. Depois, gradualmente aumente o volume dos treinos em uma semana ou duas até que o volume se normalize.

5 Aceite isso acontece com todo mundo

É muito raro, se não impossível, haver uma preparação para uma grade prova em que você complete 100% dos treinos. Alguns ficam doentes, outras se machucam, outros tem atividades do trabalho ou da família que demandam tempo. Não espere que seja uma jornada simples. Ajuste-se de acordo e, uma vez na linha de largada, saiba que todos os atletas ao seu lado estão lidando com desafios semelhantes na sua preparação.

Planeje como retornar à rotina

Você conseguiu voltar à sua forma depois da pausa, então o que irá acontecer com a planilha?

• Se você perdeu menos de 5xdias, apenas retorne à mesma planilha. Não tente compensar os treinos e apenas retorne à rotina conforme discutido acima.

• Se perdeu de 1 a 2 semanas, ou se você está a 8 semanas da prova, retorne ao ponto de antes do hiato e comece de lá. Esses são treinos específicos para a prova e são bons para construir gradualmente intensidade e volume ao invés de pular esta parte e se deparar com treinos mais pesados. Novamente, não se sobrecarregue compensando os treinos perdidos. Apenas recomece os treinos de onde parou.

• Se faltam de 8 a 10 semanas para sua prova, continue seu programa como se não tivesse perdido nada. Apenas tome cuidado com o volume e intensidade na primeira semana.

Haverá dias em que você não sentirá que está na mesma forma física de antes, apesar de tudo o que foi discutido acima. Quedas na performance é um efeito colateral das interrupções da rotina, e uma parte de ter ficado doente. Apenas se preserve e seja consistente ao voltar que terá tudo de volta ao se recuperar.


Você pode gostar também



PILATES PARA CORREDORES

Pratica corrida e quer aumentar o desempenho na atividade?🏃⠀⠀⠀⠀Pois saiba que o pilates pode ser a solução para isso!😊⠀⠀⠀⠀Se

Leia Mais

FISIOTERAPIA PARA CICLISTAS

A fisioterapia é uma grande aliada para os ciclistas!⠀ Devido ao repetido movimento e variada intensidade, a maior incidência de

Leia Mais