Warning: Use of undefined constant CONCATENATE_SCRIPTS - assumed 'CONCATENATE_SCRIPTS' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/renovatiobrasil/www/wp-config.php on line 83
Boca saudável | Renovatio Brasil
Warning: A non-numeric value encountered in /home/renovatiobrasil/www/wp-content/themes/renovatio/inc/ut-custom-css.php on line 1672

Warning: A non-numeric value encountered in /home/renovatiobrasil/www/wp-content/themes/renovatio/inc/ut-custom-css.php on line 1672
26 de abril de 2019 Creartcode

Boca saudável

Você tem visitado seu dentista com regularidade? Não? Sabia que a sua saúde bucal interfere no rendimento rendimento físico? Diversos pesquisadores já comprovaram a influência da higiene e cuidados com os dentes e gengivas no rendimento de pessoas ativas e atletas. Um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine, mostrou que 55% dos atletas tinham cárie, 45% apresentaram erosão dentária e doenças periodontais, como a gengivite (76%). Apesar de 18% dos entrevistados terem consciência de que isso influi no treinamento e na performance, mais 46,5% afirmaram não ter feito tratamento dentário no ano.

Inimigas invisíveis que prejudicam a saúde total do indivíduo, atletas ou não, algumas doenças bucais podem provocar até mesmo alterações sanguíneas, que interagem diretamente na saúde sistêmica, acarretando doenças cardíacas ou mesmo dificuldades no processo de reparação muscular.

Pesquisa divulgada pelo jornal escandinavo Medicine & Science in Sports revelou que atletas têm um risco muito maior de erosão dental do que os não-atletas. Além disso, aqueles que treinam várias vezes por semana têm mais cárie do que os esportistas com ritmo moderado de treinos. Concentrado nos triatletas, o estudo identificou que esse grupo consome muito carboidrato em forma de bebida esportiva, gel e barra durante os treinos. Isso faz com que o pH da boca se torne ácido e aumenta as chances de cárie e erosão dental. O que pode acontecer com maratonistas e ultramaratonistas que também estão habituados a consumir esse tipo de suplementação alimentar.

Carboidrato em forma de bebida esportiva, gel ou barra faz com que o pH da boca se torne ácido e aumenta as chances de cárie e erosão dental.

Para Neide Coto, diretora do departamento de prótese bucomaxilofacial da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas), as bebidas esportivas atendem a uma necessidade dos atletas, pois, depois de treinos intensos, a hidratação com esse tipo de bebida repõe minerais e normaliza a quantidade de açúcar no sangue. Mas elas podem fragilizar a estrutura dos dentes, porque são capazes de levar o pH da saliva a uma acidez que põe em risco a integridade dos dentes. “Atletas de alto padrão de treinamento deveriam se acostumar a revezar entre isotônico e água, a fim de neutralizar a acidez da bebida esportiva. A quantidade de bochechos com água corrente e escovação dental desses indivíduos também deveria ter atenção especial”.

Além de cárie e da instalação de hipersensibilidade dentinária (dor ao ter contato com bebidas quentes ou geladas), esses alimentos com alto teor de açúcar também podem provocar mau hálito. “O ideal é que o esportista ande sempre com uma garrafinha recarregável para encher com água filtrada ao longo dos treinos”.

De acordo com o odontólogo Faisal Ismail, “às vezes, a sensibilidade aparece por causa da escovação. Se a pessoa prefere uma escova mais dura e faz muita força, pode provocar a retração da gengiva. O ideal é optar por uma escova macia ou extramacia, fazer movimentos curtos a cada dois dentes e depois terminar penteando a gengiva para baixo”, ensina o Faisal Ismail.

Saúde 360 graus

Um outro estudo, este apresentado na publicação científica Journal of Periodontology revela que pessoas que mantêm a boa forma física e praticam algum tipo de esporte são menos propensas complicações odontológicas. a enfermidade bucal. “As doenças periodontais são inflamações crônicas na gengiva que em casos extremos podem acarretar em perda de dentes devido a reabsorção dos ossos que dão suporte a eles”, afirma o dentista Eduardo Rollo Duarte, especialista em periodontia pela Universidade de São Paulo (USP). A gengivite é uma das principais causa de perda de dentes. O estudo confirmou o que vem sendo mostrado por várias pesquisas, em várias partes do mundo: doenças como diabetes, arritmias e patologias cardíacas estão relacionadas aos cuidados com a saúde bucal. A pesquisa fez uma comparação do índice de massa corporal (IMC) dos participantes da pesquisa e comprovou que aqueles que possuíam menor IMC e praticavam exercícios tinham menos riscos de contrair doenças periodontais do que os participantes sedentários.

Problemas com o bruxismo (ranger de dentes durante o sono) e a alimentação incorreta podem levar a gengivite e cáries. As substâncias ingeridas são base para a formação de novos tecidos e se a dieta for pobre em nutrientes essenciais ao corpo, a boca estará mais vulnerável a infecções. Como a prática esportiva tende a aliviar o estresse (um dos principais causadores do bruxismo), incluir práticas de atividades físicas ajuda a garantir noites de sono mais tranquilo. Especialistas ressaltam que todos os cuidados com a saúde estão ligados, por isso é tão importante cuidar da saúde de forma geral, já que uma enfermidade acaba levando a outra.

 

Fonte: Jornal corrida


Você pode gostar também



PILATES PARA CORREDORES

Pratica corrida e quer aumentar o desempenho na atividade?🏃⠀⠀⠀⠀Pois saiba que o pilates pode ser a solução para isso!😊⠀⠀⠀⠀Se

Leia Mais

FISIOTERAPIA PARA CICLISTAS

A fisioterapia é uma grande aliada para os ciclistas!⠀ Devido ao repetido movimento e variada intensidade, a maior incidência de

Leia Mais