Warning: Use of undefined constant CONCATENATE_SCRIPTS - assumed 'CONCATENATE_SCRIPTS' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/renovatiobrasil/www/wp-config.php on line 83
Nutrição esportiva: Veja opções de alimentos para cada tipo de atividade física | Renovatio Brasil
Warning: A non-numeric value encountered in /home/renovatiobrasil/www/wp-content/themes/renovatio/inc/ut-custom-css.php on line 1672

Warning: A non-numeric value encountered in /home/renovatiobrasil/www/wp-content/themes/renovatio/inc/ut-custom-css.php on line 1672
3 de agosto de 2018 Creartcode

Nutrição esportiva: Veja opções de alimentos para cada tipo de atividade física

Para uma atividade física surtir efeito é preciso ir além dos treinos. A alimentação é fator fundamental para o bom desempenho esportivo.

Se você acha que um corpo de um atleta é saudável, sarado e esbelto, só por causa dos exercícios físicos de altas intensidades, está muito enganado. Além das atividades regulares, a qualidade da alimentação dos esportistas é parte fundamental para manter o organismo forte diante as sobrecargas dos treinamentos. Por isso, a nutrição esportiva evolui todos os dias para preparar dietas e cardápios adequados para cada tipo de modalidade.

Sim, assim como nós, “seres normais”, os “super atletas” também precisam de uma alimentação funcional direcionada às suas necessidades. Um corredor, por exemplo, precisa de determinados nutrientes que potencializem a sua velocidade, enquanto, um lutador de boxe carece de substância que aumentem sua força física.

O importante, segundo a nutricionista Thais Leopoldo, é identificar essas prioridades de acordo com a intensidade das atividades, para que o desempenho seja melhor, principalmente com mais ânimo, disposição e energia: “Os benefícios de uma alimentação correta para a prática de exercícios físicos são a melhoria de rendimento, bem-estar e qualidade de vida”, explica a profissional que nos deu alguns exemplos de esportes que necessitam de determinada alimentação. Confira!

Malhar, nadar, correr, lutar… Qual é a dieta alimentar indicada para cada esporte?

1 – Crossfit: Por ser uma atividade de alto impacto, o crossfit precisa de alimentos que garantam energia, mas que não sobrecarregue o organismo. Por isso, Thais Leopoldo indica: “Para os praticantes de crossfit os alimentos indispensáveis são o carboidrato e proteína. Por ter muitos movimentos de explosão (levantamento de muito peso em curto tempo)”, explica.

– Alimentos indicados: Carboidratos como: aipim e a batata doce; frutas e proteínas como: ovos; peixes e frango.

2 – Natação: Por estarmos submersos, na maioria das vezes, o ideal é optar por comidas leves, mas que mantenham o corpo ativo, sem demandar muitas funções para o organismo. “A energia durante a natação sempre precisa ser constante, por isso, as melhores fontes alimentares são os carboidratos”, indica a nutricionista.

– Alimentos indicados: Essas substâncias são encontradas em alimentos como o aipim, pão integral, batata doce, frutas. Além das gorduras boas como abacate, óleo de coco e azeite.

3 – Lutas: Jiu Jitsu, boxe ou karatê, seja qual for o esporte, para Thais Leopoldo, por ser um exercício de explosão e concentração, o praticante também precisa de uma alimentação mais equilibrada: “Sempre utilizar um carboidrato de baixo Índice Glicêmico (que libera açúcar os poucos na corrente sanguínea) para sua energia ser sempre constante durante a luta”, destaca.

– Alimentos indicados: Esses carboidratos estão presentes na batata doce e aipim. As proteínas também são importantes desse plano alimentar, para servir de segunda fonte de energia, além de estimular a massa magra. Podemos encontrá-la em ovos, peixes e frango.

4 – Corrida: Embora nessa atividade valha levar em consideração o tempo, a velocidade e a distância percorrida, os alimentos que dão mais disposição devem sempre estar presente, pois garante a melhor reação metabólica, o gasto de energia e a força muscular para arrancadas e explosões dos músculos das pernas.

– Alimentos indicados: Sempre priorize o carboidrato e a gordura como fonte de energia, tais como: frutas como banana, pão integral, aipim, inhame e as gorduras boas como óleo de coco, azeite e abacate.

Esporte e hidratação: beber muita água é fundamental para o melhor desempenho físico

De alto ou baixo impacto, com ou sem explosão, o corpo deve sempre estar hidratado. Afinal, nosso corpo é composto por cerca de 60% de água e é ela a responsável por ajudar na eliminação das toxinas do organismo. Por isso, carregue sempre consigo uma garrafinha de água ou isotônicos naturais que ajudem a repor os sais minerais perdidos durante a prática das atividades.

*Thaís Leopoldo (CRN 15100208) é nutricionista esportiva funcional e disponibiliza a sua rede social para outras informações: Facebook

Fonte: Conquiste sua vida


Você pode gostar também



PILATES PARA CORREDORES

Pratica corrida e quer aumentar o desempenho na atividade?🏃⠀⠀⠀⠀Pois saiba que o pilates pode ser a solução para isso!😊⠀⠀⠀⠀Se

Leia Mais

FISIOTERAPIA PARA CICLISTAS

A fisioterapia é uma grande aliada para os ciclistas!⠀ Devido ao repetido movimento e variada intensidade, a maior incidência de

Leia Mais